Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tipografia no Photofiltre Studio X - básico

Ir para baixo

Tipografia no Photofiltre Studio X - básico Empty Tipografia no Photofiltre Studio X - básico

Mensagem por Blackmont 15/4/2012, 17:54

Bom, gente. É meu primeiro tutorial, então dêem um desconto e se algo ficar confuso é só dizer que eu explico *-*

Tipografia, o que deabos é isso?
Tipografia é o nome dado à parte escrita de um gráfico, tipo frases e nomes usados pra identificar um kit ou qualquer outra coisa dentro do gráfico. O foco do board não é criar propaganda ou afins, mas acho interessante, inclusive porque uma boa tipografia pode salvar - ou arruinar - um gráfico.

Não sou expert em tipografia, até pq tenho muita preguiça pra ir testando e experimentando coisas novas, por isso minha font recorrente é a famosa Impact. Tenho mais de 50 fonts cursivas no pc, tb, mas é mais difícil usá-las.

Bom, vamos ao tutorial.

- eu não vou dizer que materiais vocês devem usar, nem frases ou qualquer outra coisa. quero que vocês usem seus próprios estilos para fazer algo legal, que agrade, usando as 'dicas' que vou dando.

    1, a escolha do texto.

é a parte mais chata, pq precisa encaixar no contexto do gráfico. eu costumo usar versos de músicas que acredito combinarem com as imagens e dividi-los em layers, para equilibrar tanto o olhar de quem olha o gráfico quanto o texto em si. lembrem-se que o texto é algo COMPLEMENTAR num kit, ou seja, às vezes é melhor não colocar.

    2, equilíbrio.

quem já passou pela 8ª série, em artes, com certeza já estudou como equilibrar imagens, certo? lembram que os tios/as ensinaram que um desenho equilibrado é aquele que possui elementos que se complementam tanto de um lado quanto de outro, tendo por base uma linha no centro? é exatamente esse o ponto chave e o principal motivo pelo qual não gosto de tipografia numa única linha.
    a. o que fazer? divida a frase em dois ou mais layers, um em cima do outro e os trabalhe de forma particular.

    b. preciso usar fonts divertidas e cheias de efeitos? olha, eu sou amante das funny fonts, mas não. funny fonts são MUITO difíceis de se trabalhar, então prefira algo reto. para quem não tem muita prática, aconselho ter essas fonts instaladas no pc:

    . Calibri,
    . Champagne,
    . Impact <3,
    . Jane Austen,
    . Kartika <3,
    . Ruritania <3,
    . Shardee,

vocês podem encontrá-las no dafont.com sem dificuldade, e qualquer coisa, reply here que eu mostro onde as baixei - embora que a maioria já tenha vindo junto com o win7.

    3, cores.

um assunto muito delicado. cor, por si só, é algo que varia MUITO, MUITO MESMO de cada gosto e cada gráfico. para quem usa o photofiltre studio x - eu uso o 14.1.0, não sei se outros editores/versões têm essa ferramenta -, ao menos isso se torna menos problemático graças à ferramenta de BLENDING.

Tipografia no Photofiltre Studio X - básico Tip_blend

é algo bem simples, de verdade, mas dá um efeito totalmente diferente se você souber usar, como aconteceu aqui. toda tipografia foi feita com font branca, usando blendagem de saturação e eu adorei o efeito <3
    a. se você precisa mesmo de uma cor diferente e não gostou de nada que a blending te deu, crie um padrão. não é difícil, eu costumo criar gradientes de monocromáticos ou bilocores no próprio photofiltre.


Tipografia no Photofiltre Studio X - básico Tip_degrade

    . abra uma imagem com 1 ou 2px de largura e use a ferramenta degradê para criar o gradiente, salve como .gif ou .png em alguma pasta e pronto, use o quanto quiser :B

    . você também pode usar um pattern, que nada mais é que um desenhozinho caprichado que 'se encaixa' um no outro, daí o nome, pattern (padrão). tem aos montes por ai, é só procurar no google ; )


    4, opacidade.


Tipografia no Photofiltre Studio X - básico Tip_opac

é a coisa mais idiota do mundo, mas faz uma mega diferença no final. o que é opacidade? uma coisa opaca é algo semi-transparente, tipo o vidro, e no contexto dos gráficos serve, basicamente, para deixar a tipografia em segundo plano, discreta e ainda assim capaz de dar um charme no produto final. se você optar por blending na tipografia, isso pode deixar ainda mais legal o seu gráfico, porque daí é possível misturar vários tipos de blendagem sem ficar um pavão em desfile de carnaval.

    5, sombra.

assunto polêmico. eu não curto usar sombra em tipografia, mas é uma opção pessoal e por muito tempo, foi a salvação dos meus gráficos. para vocês entenderem como funciona a sombra, precisam ir experimentando os efeitos e opções de cada uma. dicas:

    .a, deslocamento.


Tipografia no Photofiltre Studio X - básico Tip_desloc

x é deslocamento horizontal (esquerda é negativo, direita é positivo) e y é deslocamento vertical (acima positivo, abaixo é negatico). é esse o deslocamento da sombra, mas, um detalhe: DE FORMA ALGUMA, ULTRAPASSE 10px DE DISTÂNCIA DO TEXTO! NUNCA, JAMAIS! especialmente se você tem uma sombra muito forte, porque dá um efeito de duplicidade na tipografia, ainda mais em sombra estilo plano. é feio, falomermo.
    b. cor.

a cor você quem escolhe, óbvio, mas não é legal usar sombras claras. a melhor opção é o típico pretinho básico.
    c. opacidade.

é a mesma coisa da opacidade da própria tipografia. costumo usar valores entre 20~50%, seja em antialias ou plano, porque mais que isso cria a duplicidade do texto, que eu abomino.

    6, limite.

só use em últimíssimo [sic] caso, sério. e não use se a tipografia tem sombra, porque fica parecendo que a mão tremeu (!).

    7. desfocar.

eu odeio quem faz isso, sério. ainda mais, quem faz combinado com limite. esqueçam dessa opção, ela não é existe.

    8. padrão.

é onde você vai escolher o seu pattern, onde deve colocar o diretório (endereço) dele. uma dica é não usar os que tenham muitos detalhes e cores, dê sempre preferência a um gradiente ou texturas simples.

qualquer coisa dá um grito que a gente se resolve \o
Blackmont
Blackmont
Ajudeiros
Ajudeiros

Mensagens : 87
Data de inscrição : 13/04/2012
Idade : 28
Localização : Brasília, DF

Ficha do personagem
Grupo: Membros
Total de pontos:
Tipografia no Photofiltre Studio X - básico Left_bar_bleue1000/1000Tipografia no Photofiltre Studio X - básico Empty_bar_bleue  (1000/1000)
Desafios participados:

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos